top of page
Foto do escritorAlgum Lucas

Solilóquio: Eu não consigo parar de pensar em dinheiro



Dinheiro não traz felicidade - mas cobre a taxa de entrega.


Parece que depois que aprendi a pensar em dinheiro, a coisa só degringolou. E uso palavras bobas aqui por saber que não tenho como alcançar uma resolução satisfatória pra este solilóquio.


Quando mais novo, repetia sempre que "um homem satisfeito é um homem morto." Morrer deve ser libertador demais. Só depois que comecei a pensar em dinheiro todos os dias, quase que o dia todo, foi que entendi que, na verdade, um homem satisfeito deve mesmo é ser um homem que criamos em exercícios especulativos.


A satisfação é tão gratificante quanto é passageira. Desta forma, quem quer menos é que tem mais.


Se eu pudesse resumir meus últimos anos de vida, dos 26 aos 30, quase 31. diria que foram "belos espasmos de alívio, costurados por semanas de anseios e comiseração."


Sempre que possível, pratico a arte do não reclamar, e inclusive acabo vendo sim o copo meio cheio (de cachaça). O grande problema é que, dadas as minhas expectativas e à minha arrogância de achar que poderia sustentar mais de dois filhos, eu costumo enxergar esse copo meio cheio - numa belíssima cristaleira vazia.


E isso sem nem contar os meus idealismos. Está aí uma cristaleira que eu enchi. Belíssimos troféus, cacarecos e relíquias de dons que eu almejo - sem jamais possuir.


Tinha diversos modos de ganhar três vezes mais do que ganho com o trabalho e o canal, por exemplo, que ainda é pouco, a bem da verdade - entretanto ainda escolho a rota que me prejudica durante o dia, mas me conserva à noite, na hora de dormir.


Como dizem, os norte-americanos e os americanizados (embora aqui também, literalmente): *no fim do dia,* mesmo pensando em dinheiro desde a hora de acordar, a única coisa que me mantém são é saber que - irracionalmente - são os meus ideais o que tenho de maior valor - e que nenhum dinheiro jamais irá comprar.


Especialmente com essas taxas de juros péssimas que rodam por aqui atualmente.


Podem não valer muito, contudo, por hoje hão de me bastar. De vez em quando é bom me sentir rico. Esta noite, vou dormir satisfeito. Vídeo: https://youtu.be/LUHqZsYbwY8

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page